terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ritmo de encomendas, Copa e eleição animam setor de vestuário


O elevado ritmo de encomendas deste início de ano e a procura de expositores por estandes no Minas Trend, que já esgotaram as vagas para participação no maior evento de moda do Estado, estão trazendo boas perspectivas para a indústria do vestuário de Minas Gerais. Além disso, a Copa do Mundo e as eleições também devem colaborar para impulsionar o setor.

A avaliação é do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), Michel Aburachid. "Em 2013, o resultado do setor foi positivo em relação a 2012 e registramos um crescimento entre 8% e 10%. Estamos otimistas para este ano", disse.

Aburachid conta que, além das encomendas estarem aquecidas de forma geral, o segmento de uniformes industriais merece destaque ainda maior. Para ele, este é um indicador de que todo o parque fabril espera um 2014 mais aquecido. "Isso reforça as perspectivas positivas", afirmou.

A valorização do dólar é outro fator que vai colaborar e que, inclusive, proporcionou melhores condições do setor competir com importados. "Estamos mais competitivos e temos condições de voltar a exportar", pontua. Além disso, não há, pelo menos por enquanto, segundo Aburachid, tendência de aumento de preços de tecidos. "Os preços ainda são os mesmos de setembro do ano passado", disse.

Por outro lado, o aumento de 6,78% no salário mínimo, que passou de R$ 678 para R$ 724 em 1º de janeiro, deve ter um pequeno impacto nos custos. No final da equação, esclarece o industrial, o preço final dos produtos no Estado deve ter uma alta de 3%.

Em relação ao nível de emprego, Aburachid explica que, se houve alguma perda de postos de trabalho, ela aconteceu em função da sazonalidade do período natalino, quando as empresas do setor costumam diminuir o ritmo de produção para, em fevereiro e março, retomar o ritmo para entregar as encomendas da colação outono-inverno.

Ele explica ainda que na indústria do vestuário é a própria atividade a responsável por formar trabalhadores qualificados, apesar de o setor ter que conviver com elevados índices de rotatividade dos funcionários no segmento.

De acordo com as informações do Sindivest-MG, a indústria do vestuário reúne um parque de aproximadamente 6 mil empresas em Minas Gerais. Juntas elas geram aproximadamente 180 mil empregos diretos.

Fonte DC 21/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário