A
importância da comunicação na gestão das marcas de moda
· * Informar os consumidores da existência do
produto e das suas características objetivas.
· * Persuadir: Etapa essencial na moda, pois é
quando entram no jogo o recurso à motivação e as estratégias de sedução tão
características do setor.
· * Educar: Proporcionar formatos para que os
consumidores saibam avaliar e analisar a natureza do produto e os seus
objetivos.
·
Convém
não esquecer que o objetivo final é vender os produtos, sendo a comunicação um
elemento chave para estimular a procura.
O mix de comunicação
Publicidade
Objetivo: fortalecer a
imagem da marca. Poderá ser usada como suporte de outras peças de comunicação
como o merchandising ou material de ponto de venda.
No que diz respeito à comunicação
das marcas de moda, a publicidade é a ferramenta de comunicação que impera no
setor, principalmente com a vinculação da mensagem nos canais de comunicação
convencionais para assim conseguir cobrir a maior parte da audiência, obter uma
grande visibilidade e a recordação da marca.
Promoções de vendas
Objetivo: produzir um
impacto direto no comportamento dos clientes.
Assessoria de Imprensa
Objetivo: estabelecer um
relacionamento construtivo entre a empresa e formadores de opinião. Por meio da
produção e distribuição de press-releases,
artigos assinados e contatos pessoais entre jornalistas e executivos, a
assessoria de imprensa fornecerá, aos veículos de comunicação, informações
precisas sobre a empresa potencializando sua exposição na mídia e evitando
interpretações equivocadas sobre sua atuação.
Relações Públicas
Objetivo: avaliar as
atitudes do público, identificar as políticas de relacionamento para com o
respectivo público-alvo, e planejar e executar um programa de ação para ganhar
a compreensão e aceitação do dito público. Assim, o objetivo passa a não ser a
venda do produto, mas sim estabelecer e manter uma imagem positiva da
organização junto aos seus diferentes públicos.
Formas de publicidade:
(1) Aparecer
nas reportagens de moda – editoriais.
(2) Aparecer
em personagens conhecidas numa situação da sua vida social ou profissional.
(3) Aparecer
de maneira informacional em artigos sobre a marca.
(4) Patrocínio
a celebridades.
(5) Vinculação
dos produtos em filmes, séries, novelas ou programas de televisão.
(6) Participar
de atividades relacionadas ao setor junto a entidades de classe, órgãos
públicos e comunidade em geral.
Marketing direto
Objetivo: promover
comunicação direcionada com os público-alvos.
Internet
Objetivo: promover a imagem
da marca, segmentar, oferecer promoções, comunicar, disponibilizar informação
detalhada e permitir a venda de produtos/serviços
O ideal é que a internet
combine todas as ferramentas de comunicação:
(1) Relações
públicas – quando disponibiliza informação institucional sobre a empresa.
(2) Publicidade
– combina formas como: banner ( a forma mais utilizada), pop-up (pequenas
janelas que aparecem quando do acesso a determinados sites), tecnologias push (
“personificação” do site com determinada informação que interesse ao ser
procurada), links ( ligações), newsletter ( comunicação enviada aos cadastrados
para recebê-la).
(3) Promoção
de vendas – com ofertas especiais e exclusivas do site.
(4) É um
meio que apoia e suporta a Venda Pessoal.
Venda pessoal
A venda pessoa é considerada
uma ferramenta de comunicação pois envolve vender através de um processo de
comunicação pessoal.
Merchandising
É a apresentação da loja e
da mercadoria de forma a atrair a atenção dos potenciais consumidores e
motivá-los a fazerem uma escolha, servindo muitas das vezes para comunicar a
marca e diferenciá-la da concorrência.
Design de loja
O propósito é a criação dum
ambiente original, único, funcional e amplo, onde o consumidor circule
livremente e visualize claramente o produto.
Outros formatos de
comunicação
·
Catálogos
·
Desfiles
·
Outdoor
·
Banners
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