segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mix de comunicação

A importância da comunicação na gestão das marcas de moda

·         * Informar os consumidores da existência do produto e das suas características objetivas.

·       * Persuadir: Etapa essencial na moda, pois é quando entram no jogo o recurso à motivação e as estratégias de sedução tão características do setor.

·  *     Educar: Proporcionar formatos para que os consumidores saibam avaliar e analisar a natureza do produto e os seus objetivos.
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Convém não esquecer que o objetivo final é vender os produtos, sendo a comunicação um elemento chave para estimular a procura.

O mix de comunicação

Publicidade
Objetivo: fortalecer a imagem da marca. Poderá ser usada como suporte de outras peças de comunicação como o merchandising ou material de ponto de venda.
No que diz respeito à comunicação das marcas de moda, a publicidade é a ferramenta de comunicação que impera no setor, principalmente com a vinculação da mensagem nos canais de comunicação convencionais para assim conseguir cobrir a maior parte da audiência, obter uma grande visibilidade e a recordação da marca.

Promoções de vendas
Objetivo: produzir um impacto direto no comportamento dos clientes.

Assessoria de Imprensa
Objetivo: estabelecer um relacionamento construtivo entre a empresa e formadores de opinião. Por meio da produção e distribuição de press-releases, artigos assinados e contatos pessoais entre jornalistas e executivos, a assessoria de imprensa fornecerá, aos veículos de comunicação, informações precisas sobre a empresa potencializando sua exposição na mídia e evitando interpretações equivocadas sobre sua atuação.

Relações Públicas
Objetivo: avaliar as atitudes do público, identificar as políticas de relacionamento para com o respectivo público-alvo, e planejar e executar um programa de ação para ganhar a compreensão e aceitação do dito público. Assim, o objetivo passa a não ser a venda do produto, mas sim estabelecer e manter uma imagem positiva da organização junto aos seus diferentes públicos.
Formas de publicidade:
(1)  Aparecer nas reportagens de moda – editoriais.
(2)  Aparecer em personagens conhecidas numa situação da sua vida social ou profissional.
(3)  Aparecer de maneira informacional em artigos sobre a marca.
(4)  Patrocínio a celebridades.
(5)  Vinculação dos produtos em filmes, séries, novelas ou programas de televisão.
(6)  Participar de atividades relacionadas ao setor junto a entidades de classe, órgãos públicos e comunidade em geral.

Marketing direto
Objetivo: promover comunicação direcionada com os público-alvos.

Internet
Objetivo: promover a imagem da marca, segmentar, oferecer promoções, comunicar, disponibilizar informação detalhada e permitir a venda de produtos/serviços
O ideal é que a internet combine todas as ferramentas de comunicação:
(1)  Relações públicas – quando disponibiliza informação institucional sobre a empresa.
(2)  Publicidade – combina formas como: banner ( a forma mais utilizada), pop-up (pequenas janelas que aparecem quando do acesso a determinados sites), tecnologias push ( “personificação” do site com determinada informação que interesse ao ser procurada), links ( ligações), newsletter ( comunicação enviada aos cadastrados para recebê-la).
(3)  Promoção de vendas – com ofertas especiais e exclusivas do site.
(4)  É um meio que apoia e suporta a Venda Pessoal.

Venda pessoal
A venda pessoa é considerada uma ferramenta de comunicação pois envolve vender através de um processo de comunicação pessoal.

Merchandising
É a apresentação da loja e da mercadoria de forma a atrair a atenção dos potenciais consumidores e motivá-los a fazerem uma escolha, servindo muitas das vezes para comunicar a marca e diferenciá-la da concorrência.

Design de loja
O propósito é a criação dum ambiente original, único, funcional e amplo, onde o consumidor circule livremente e visualize claramente o produto.

Outros formatos de comunicação
·         Catálogos
·         Desfiles
·         Outdoor
·         Banners


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