quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um dia com o Modaminas

No dia 09 de abril tive uma experiência bem diferente. Acompanhei durante todo o dia o trabalho do corretor de moda Dauro Andrade, Modaminas.

Em uma semana de grande efervescência em Belo Horizonte por causa de evento de moda e ritmo de vendas dos showrooms, optei por olhar o desenvolvimento dessa ponta da cadeia produtiva da moda local.

Pra quem não conhece, se é que é possível, o Dauro é um dos corretores mais antigos, mais queridos e mais respeitados da região. Há mais de 30 anos ele acompanha o trabalho das confecções mineiras. É dele a iniciativa de produzir o único guia de moda especializado no segmento - Guia Modaminas.

Já tive o prazer te trabalhar algum tempo com ele. Aliás, ele é o meu padrinho nesse mercado. Desde aquela época me chamou muito a atenção como as pessoas me recebiam quando dizia que trabalhava com ele. É claro que nem todos têm a visão benéfica do trabalho desenvolvido pela equipe do Modaminas. Mas como são pouquíssimos, nem vale a pena comentar.

Bem, começamos o dia no Parque das Mangabeiras. Fomos acompanhar ao desfile do Victor Dzenk e Rogério Lima. Acho que vale muito a pena citar que esses dois estilistas não trabalham com o corretor. Em teoria, não seria rentável para o negócio do Dauro acompanhar esse desfile. Porém, a visão de mercado dele é bem mais ampla e ele sabe a importância destes dois nomes para a valorização da moda produzida em Minas Gerais. Foram horas de pura aventura. O câmera que trabalha com ele não pode comparecer. Assim lá foi o Dauro filmar o evento para a sua TV Modaminas. Quebrei um galho fotografando o evento já que seria impossível pra ele fazer as duas coisas.


Victor Dzenk e Rogério Lima

Registro feito saímos rumo ao movimento das pronta entregas. Ah sim. Tivesse um pequeno imprevisto com o carro. Nada que dois grandalhões não pudessem ajudar.

No meio do caminho ele conversou com a Ana que faz parte da equipe do Modaminas. Fizemos então uma parada no showrrom da Regina Salomão, que fica no Gutierrez. A Ana estava acompanhando o cliente Dhoni Rosa, de Brusque. O Dhoni é cliente do Modaminas há quatro anos. Segundo ele a moda mineira é única. Sofisticação é a grande qualidade observada. Ele é uma pessoa super antenada com a moda e sempre acompanha os desfiles internacionais. Segundo ele, é possível observar muitas tendências apresentadas em desfiles internacionais nas coleções das grifes mineiras.
Para ele o trabalho do Modaminas é essencial para a agilidade que hoje os compradores precisam ter.

Showroom Regina Salomão
Ana e Dhomi

Já era meio dia quando fomos para o Prado. Hora do almoço, hora de trabalhar. Marcamos de encontrar com o Edmar, que também é da equipe do Modaminas no restaurante. O Edmar estava acompanhando dois clientes,  de Vera Donato de Campinas e o casal Jalda Guedes e Kico, de Itapem, RS. 
Jalda e Kico enfrentaram uma maratona para chegar em Belo Horizonte. Eles saiu de.Itapema às 5h e chegaram em Belo Horizonte, 13h. Foram várias escalas antes de desembarcar em solo mineiro. Mas como ele mesmo disse, vale a pena o esforço porque a moda mineira é diferenciada. Na loja deles 90% do mix de produtos são de fábrica mineiras. Esse é o diferencial dela. 
Engraçado mesmo foi a colocação da Vera. Palavras dela: "Deus só lembrou dos mineiros pra criar moda". Segundo ela, a moda mineira é muito diferenciada. Os produtos sempre se destacam pela qualidade, criatividade e modelagem.
Todos eles disseram o quanto é importante o atendimento do corretor. Como disse o Kico, sem a assessoria do corretor ficaria inviável a vinda deles à Belo Horizonte. "O corretor sabe onde levar os clientes, assim não existe a perda de tempo da procura", disse Jalda.


Vera Donato, Kico, Jalda Guedes, Dauro Andrade e Edmar.

Rapidinho chegou 14 horas. Decidimos dar uma passadinha no Minas Trend Preview. Como sempre o Dauro junta todo o seu equipamento (máquina fotográfica, filmadora, tripé) pra levar. Vai que dá pra se fazer uma filmagem ou tirar fotos para ele publicar site do Modaminas, né? Um peso só. Aí começa a maratona. Fotografa todos os stands, conversa com um, cumprimenta outro. 



E não é que a Gal, mais uma colaboradora do Modaminas estava no salão de negócios com cliente? A Elaene Hartleben de Maringá, PR e Schirley  e Gabriela Schmidtty de Sao José, SC. Imaginem a loucura! 

Vale a pena dizer que o corretor de moda não recebe comissão das vendas realizadas no salão de negócios. Mas isso não quer dizer que o Modaminas não atenda ao seu cliente e o acompanhe ao evento, mesmo sem receber por isso.
Elaene e Gal

Confesso que às 17 horas eu já estava um caco. E o Dauro estava lá firme nas fotos para divulgação.

Com muito custo fomos embora, debaixo de um temporal rsrs.

Foi um dia exaustivo? Foi. Mas mais que isso, foi prazeroso, produtivo. Cada minuto é de aprendizagem tanto de mercado como de relacionamento. 

Por isso, quando me perguntam o que eu acho do trabalho do corretor eu sempre digo, vejam o que faz o Modaminas, vejam o que faz o Dauro. Ele agrega valor às marcas uma vez que presta todo o atendimento necessário aos lojistas que vêm à Belo Horizonte.

Dupla dinâmica rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário