Confira as lições da NRF para quem quer colocar em
prática as tendências de pagamento mobile e conexão com o consumidor
Ao final do maior encontro mundial do
varejo, ficou a sensação de que agora é o momento de entrar em ação. Seja na
discussão de novas tendências ou na retomada de antigos temas, o foco foi
colocado na execução, e não na teoria. Não se trata mais de discutir se o
celular será ou não essencial para as vendas: é hora de equipar sua loja com
wi-fi e criar aplicativos e plataformas para o consumidor conectado. Ninguém
contesta mais a importância das mídias sociais: o que vale é definir em
detalhes a atuação no Twitter e no Pinterest, e amplificar sua influência nas
redes.
Confira aqui as cinco principais
lições do encontro.
1. Comece já a coletar o máximo
possível de informações sobre o comportamento dos seus clientes. Uma das
maiores tendências do momento é usar essa informação toda (chamada de Big Data)
para prever o futuro do negócio com precisão.
2. Unifique os seus canais. A bola da
vez é o Omni Channel: não dá mais para pensar em canais separados, é tudo uma
coisa só, integrada, com a mesma linguagem e os mesmos objetivos. A ideia é
estar presente em todos os momentos da vida do cliente, onde quer que ele
esteja.
3. Use todas as tecnologias
disponíveis para fortalecer a marca. Celular, RFID (etiquetas inteligentes),
mídias sociais, coleta de dados, análises estratégicas, novas formas de
pagamento: tudo deve estar a serviço do relacionamento entre empresa e cliente.
4. Coloque o foco no celular. O novo
consumidor, o uber digital consumer, não compra nada sem consultar o aparelho.
Crie uma estrutura para que o cliente possa entrar na sua loja e encontrar tudo
o que precisa no celular, disponibilizando wi-fi, aplicativos e serviços
atraentes para ele – se possível, adote desde já o pagamento via mobile.
5. Pense grande, mesmo que o
orçamento seja curto. Todos os empreendedores podem e devem recorrer às novas
tecnologias: há recursos para todos, desde histórias sobre a empresa divulgadas
pelo Facebook até promoções relâmpago no celular, passando por softwares que
ajudam na automatização do ponto de venda. Não existe nenhuma razão para você
ficar de fora.
Fonte: CDL BH
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