sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Participação no 3º Fomenta Minas


Aproximar as pequenas e micro empresas (MPE) de potenciais compradores dos governos federal, estadual e municipal, tendo em vista as oportunidades de negócios proporcionadas pelos eventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016. Esse foi o foco principal do 3º Fomenta Minas, promovido em Juiz de Fora, na Zona da Mata, nos dias 23 e 24 de agosto.
O Fomenta Minas é realizado pelo Sebrae-MG de forma itinerante. A primeira edição foi em Ouro Preto (2009) e a segunda em Uberlândia (2010).
O Governo de Minas parceiro do Sebrae-MG no evento, tem especial interesse no tema e vem aperfeiçoando seu sistema de compras públicas a cada ano, buscando a simplificação dos procedimentos e a participação efetiva das micro e pequenas empresas nos pregões eletrônicos estaduais.
O incentivo à participação das MPE nas compras públicas é diretriz do Governo de Minas e suas ações estão contempladas no Projeto Estruturador Descomplicar, cujo objetivo é simplificar as relações entre o Estado e as empresas, para facilitar o desenvolvimento dos negócios e investimentos privados. As compras públicas são um instrumento capaz de promover o crescimento econômico e social no âmbito local e regional. Em média, as MPE geram seis vezes mais empregos do que as médias e grandes empresas, respondendo por 67% dos empregos no país.
O evento foi aberto para empresários de todo o país, que puderam conhecer as regras de fornecimento de grandes compradores públicos como: Cemig, Exército, Aeronáutica, Ministério da Educação, DER-MG, Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Copasa, Conab, entre outros.
Além disto, foram apresentados painéis e palestras sobre os temas como regime diferenciado de contratações públicas para os grandes eventos esportivos e simulação de pregões eletrônicos. Também foram realizadas oficinas setoriais sobre turismo, construção civil, serviços, e compras sustentáveis.



Equipe do SEBRAE MG e eu.


Equipe do FOPEMIMPE



Arnaldo Correia, SEDE e Carlos Júlio, HSM Management

Belchior Gonçalves, Coordenador Comitê Informação FOPEMIMPE, Fernanda, Edna Gelmini, Coordenadora Comitê Acesso a Mercados FOPEMIMPE, Marilene, SAEMG, Geraldo Magela, OCEMG

Jornalista Roberto Paranhos - Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário